ago
29

Festival de Igatu

Local / Location: Igatu, Ba

Música de qualidade no vilarejo a meio-encosta da Serra do Sincorá. Ambiente acolhedor e intimista.

Acontece anualmente no final do inverno. Em 2015, de 29 a 31 de Agosto.

jun
24

São João

Local / Location: Andaraí, BA

As ruas da cidade enchem de bandeirolas. As casas, desde as coloniais do centro histórico até as mais simples do bairro do alto, são decoradas com temas juninos. Bonecos de pano, flores de papel, bananeiras e antiguidades, tudo vale para criar o ambiente que São João pede. Não faltam comidas típicas e licores para alegrar ainda mais as fogueiras que tomam conta das ruas. Também é possível dançar um forró ou um xote com os sanfoneiros que mantêm a tradição pé de serra e se apresentam no palco principal ou nos arraiais.

A festa acontece anualmente de 22 a 24 de junho.

(Fonte: http://www.andarai.ba.gov.br/turismo/calendario-de-eventos)

jun
01

Festa do Divino

Local / Location: Andaraí, BA

O traço mais marcante deste festejo é o cortejo imperial que sai às ruas, em procissão, com centenas de crianças vestidas à moda da corte portuguesa na época do império, com tronos e coroações, em vestes de cetim e veludo, enfeitadas de plumas, bordadas com rendas, lantejoulas, vidrilhos, miçangas. São pagens, damas, guardas, Dons, anjos, andores, e os deslumbrantes trajes da imperatriz e do imperador com seus imensos mantos. Acompanhando o cortejo, a Marujada retrata as grandes façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal. Criada em menção à Escola de Sagres, em Andaraí ela tem a função de defender o imperador. Os marujos seguem o cortejo com cantos de mar e de guerra, desenvolvendo coreografias e vestidos à caráter.

Festa móvel. Acontece normalmente em junho.

(Fonte: http://www.andarai.ba.gov.br/turismo/calendario-de-eventos)

jan
06

Cantoria de Reis

Local / Location: Andaraí, BA

Os Ternos de Reis, uma das mais antigas tradições da nossa região, começa geralmente a partir do dia 1º de janeiro, mas alguns saem desde de dezembro. Os cantadores de reis, ou reizeiros (como são conhecidos), percorrem as casas atrás do menino Jesus no presépio, com seus típicos chapéus enfeitados com fitas coloridas, espelhos e penas de pavão. É como se refizessem o caminho dos reis magos. Com viola, pandeiro e tambores de couro entoam suas cantorias reafirmando esta cultura ancestral que teima em sobreviver à revelia do consumismo que tomou conta do Natal. Assim também acontece com os presépios, bela tradição de muitas casas andaraienses que mistura crenças e costumes conservando a riqueza espiritual do povo da Chapada.

Acontece entre o Natal e o dia 6 de janeiro.

(Fonte: http://www.andarai.ba.gov.br/turismo/calendario-de-eventos)