Dicas para uma Boa Viagem


English version:

Tips for a Nice Trip

What to Bring

Clothing: hiking boots, bathing suit, sun hat, sweater/fleece and quick-drying non-cotton shirts and pants, synthetic socks, rain jacket/parka.

Money: cashing travellers’ cheques is difficult and expensive in Brazil, particularly in more remote areas.If you do bring them, cash them into Brazilian Reals at major airports. Credit cards are very popular, though. In Chapada Diamantina, Visa and Mastercard are the most widely accepted, and some places also take American Express. So bring your credit card and some cash for small expenses.

Medicines: if you usually take medicines, particularly prescription drugs, bring enough with you, as names, brands and compositions may be very different in Brazil and the ones you regularly take might not be available here at all.

Other: sunscreen, insect repellent, small flashlight, camera with extra batteries and lots of storage capacity!

O Que Trazer

Vestuário: botas ou bons tênis de caminhada (de preferência de cano alto), traje de banho, boné, um bom agasalho para os lugares mais altos (trilhas de longo percurso), camisetas e calças de secagem rápida, meias de material sintético, capa de chuva.

Outros: protetor solar, repelente, lanterna (pequena, com pilhas de reserva), câmera fotográfica com baterias sobressalentes e muita capacidade de memória!

Temos para alugar: barracas especiais para trilha, sacos de dormir, isolante térmico, mochila cargueira, fogareiros portáteis e outros equipamentos para trilha. Fornecidos gratuitamente quando contratar nossos serviços de guia.


Serviços e Recursos Locais


Bancos:

Em Andaraí: agências do Bradesco e Banco do Nordeste, Posto de Atendimento do Banco do Brasil (Banco Postal) e da Caixa Econômica Federal (Lotérica da Caixa).
Em Mucugê e Lençóis: agência do Banco do Brasil.
Em Palmeiras: agência do Bradesco.


Cartões de Crédito:

Grande parte dos estabelecimentos aceita cartões Visa e Mastercard, mas é sempre recomendável consultar antes.
Obs.: não é recomendada a utilização de cheques de viagem (traveler’s cheques). Sua aceitação é restrita, as taxas não são vantajosas, e o Banco do Brasil em Lençóis, única agência que os desconta, cobra uma taxa de US$20 por folha, independentemente do valor.


Farmácias:

Todas as cidades têm farmácias com medicamentos mais básicos. Traga quantidade suficiente de seus remédios sob prescrição médica, pois podem não estar disponíveis de imediato (as farmácias podem conseguir qualquer remédio num prazo de 2 ou 3 dias). Remédios refrigerados, como insulinas, geralmente são difíceis de ser encontrados.


Riscos / Atendimento de Emergência:

Não há hospitais bem equipados na região da Chapada. Algumas cidades do entorno (Seabra, Itaberaba) oferecem serviços médicos e dentários de boa qualidade, embora em nem todas as especialidades. Não existe atendimento abrangente em traumatologia na região; os casos médios e graves são encaminhados a Feira de Santana e Salvador. Não existe serviço de resgate bem equipado ou UTIs móveis na região. Portanto, prevenção! Nas estradas, dirija sempre com atenção. Nas trilhas, tenha cuidado. Se utilizar o serviço de guias, verifique se têm treinamento e experiência comprovados. Nas cachoeiras e poços, jamais mergulhe de cabeça – as águas naturalmente escuras da região escondem pedras e buracos, constituindo um perigo real.
Atividades como rappel, tirolesa, mergulho, etc.: só participe se tiver treinamento e conhecimento para avaliar o padrão com que esses serviços são oferecidos.
Soro anti-ofídico: embora esteja disponível na maioria das cidades, sua administração não é procedimento simples. Entretanto, não há relatos de acidentes com turistas em trilhas. A maioria dos acidentes ocorre com lavradores. O risco de acidentes é praticamente nulo com o uso de botas e atenção.


Combustíveis:

Há postos de combustível pelo menos a cada 80 km. Não há relatos de combustível adulterado, tanto nos postos de redes conhecidas como nos de bandeiras locais. Por não ser uma região produtora, o preço do álcool é bem mais alto do que no Sudeste – cerca de 25% abaixo do preço da gasolina, que por sua vez é cerca de 10% mais alto do que nos centros metropolitanos.